Como as instituições de ensino e pesquisa fazem parte da sociedade contemporânea, a tecnologia da informação também já está incorporada ao seu cotidiano há um certo tempo.
- Computadores no campus
No primeiro nível as universidades utilizam os computadores como “ferramenta administrativa”: cadastro de alunos, controle dos pagamentos das mensalidades, etc.
O segundo nível representa a utilização dos computadores pelos membros da comunidade escolar como ferramenta de suporte às tarefas do cotidiano. Alunos e professores utilizam softwares para a edição de textos, elaboração de planilhas, construção de banco de dados, elaboração de provas.O terceiro nível da pirâmide representa a utilização como apoio a área acadêmica no processo de ensino/aprendizagem.
Já no último nível da pirâmide contempla a utilização dos computadores como ferramenta estratégica na busca de competitividades e sobrevivência.
A UTILIZAÇÃO DA TRECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PORCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Desde as primeiras gerações de hardware e software, buscam o desenvolvimento e o aprimoramento da utilização da informática na educação. Esse campo de utilização tem uma peculiaridade, uma questão que deve ser levada em consideração, que a questão pedagógica nem sempre pode ser suportada num mapeamento digital, principalmente em função do alto grau de subjetividade intrínseco ao processo de ensino/aprendizagem. A informática no processo ensino/aprendizagem pode ser considerada sob dois pontos de vista: interação com o conhecimento de uma área específica e ferramenta de apoio ao processo de ensino.
Ao tratarmos da interação com o conhecimento, sob esse ponto de vista, os computadores, em conjunto com os softwares educativos, são utilizados por alunos e professores no processo de interação com o conhecimento de uma disciplina.
Dentre as principais modalidades de softwares educativos, pode-se citar:
Programas tutoriais: eles organizam o conhecimento de uma área específica, e o aluno passa a interagir com os textos do objeto escolhido para estudo por meio de recursos de tecnologia da informática. Entre os recursos utilizados, destaca-se a utilização de sons, imagens, vídeos e outros efeitos especiais. À medida que o aluno avança na interação com o conhecimento organizado, vai fazendo exercícios normalmente utilizados para fixação do conteúdo.
Programa exercício e prática: é semelhante aos cadernos e listas de exercícios, o aluno faz, normalmente, listas de exercício sobre um assunto, ou seja, trabalhado e discutido em sala de aula, porém utilizando os recursos computacionais. O professor pode acompanhar os resultados obtidos através de relatórios emitidos pelo próprio software. Nem sempre esses resultados têm valor pedagógico satisfatório, pois e muito difícil que o software detecte o motivo de erro, e ajude ao professor descobrir estratégias para resolver.
Jogos educativos: são softwares que tem uma boa aceitação devido a suas características lúdicas, são utilizados para desenvolver habilidades de aplicação dos conhecimentos dos alunos com o ambiente do jogo.
Programa de simulação: por meio dessas simulações digitais, o homem é capaz de criar situações virtuais, que simulam fenômenos do mundo real que, dificilmente, poderiam ser experimentados em uma relação direta. Outra característica desses softwares é a facilidade que o aluno tem de mudar uma determinada situação sem causar risco para si ou para a humanidade.
Linguagem de programação: A partir do instante que a informática passa a ser aliada de alunos e professores mo processo de produção do conhecimento, algumas linguagens de programação como, por exemplo, Pascal, também pode ser caracterizado como uma modalidade do software educativo. A programação do computador leva o sujeito envolvido no processo de ensino/aprendizagem a construir uma sequência de passos que será utilizada para resolver um determinado tipo de problema, que poderá ser testada e alterada exaustivamente, até que atinja o objetivo proposto.
A tecnologia da informação como ferramenta de apoio ao processo de ensino/aprendizagem
“O computador não é mais o instrumento que ensina o aprendiz, mas a ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo, e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato de estar executando uma tarefa por intermédio do computador” Valente 1993
As principais ferramentas utilizadas como apoio ao processo de ensino/aprendizagem são os editores de texto, as planilhas, gerenciadores de banco de dados, editores gráficos e desenhos, pacotes estatísticos, dicionários eletrônicos.
BIBLIOGRAFIA:
COSCORELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3. ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006
Oi Thiago,
ResponderExcluirFicou ótimo o seu resumo. Adorei a imagem que inseriu. Excelente!!
Só não esqueça das bibliográfias...
Abçs
Kassandra