terça-feira, 22 de setembro de 2009

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ESCOLA

“A tecnologia da informação expande a capacidade humana de armazenamento de dados, contudo requer o desenvolvimento de habilidades para recuperação, articulação e uso desses dados.” (Marques Neto e Cardoso, 1999). É o computador o principal representante dessa tecnologia, talvez, devido à sua pluralidade de utilização na solução de diversos tipos de problemas relacionados a recuperação, armazenamento, organização, tratamento, processamento, produção e disseminação da informação, mas o papel, arquivos, fichários, entre outros também possuem essa mesma habilidade, porém numa praticidade inferior.A tecnologia da informação já está enfronhada no cotidiano do sujeito contemporâneo, pois alem de influenciá-lo em algumas atividades elementares, ela também interfere na forma como ele lida com a necessidade de sobrevivência. Boa parte da vida do sujeito moderno se passa na escola, é importante questionar como a tecnologia da informação se encontra posicionada no ambiente constituído por essas instituições.

A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR

Como as instituições de ensino e pesquisa fazem parte da sociedade contemporânea, a tecnologia da informação também já está incorporada ao seu cotidiano há um certo tempo.

COMPUTADORES NO CAMPUS

- Computadores no campus

No primeiro nível as universidades utilizam os computadores como “ferramenta administrativa”: cadastro de alunos, controle dos pagamentos das mensalidades, etc.
O segundo nível representa a utilização dos computadores pelos membros da comunidade escolar como ferramenta de suporte às tarefas do cotidiano. Alunos e professores utilizam softwares para a edição de textos, elaboração de planilhas, construção de banco de dados, elaboração de provas.O terceiro nível da pirâmide representa a utilização como apoio a área acadêmica no processo de ensino/aprendizagem.
Já no último nível da pirâmide contempla a utilização dos computadores como ferramenta estratégica na busca de competitividades e sobrevivência.

A UTILIZAÇÃO DA TRECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PORCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM


Desde as primeiras gerações de hardware e software, buscam o desenvolvimento e o aprimoramento da utilização da informática na educação. Esse campo de utilização tem uma peculiaridade, uma questão que deve ser levada em consideração, que a questão pedagógica nem sempre pode ser suportada num mapeamento digital, principalmente em função do alto grau de subjetividade intrínseco ao processo de ensino/aprendizagem. A informática no processo ensino/aprendizagem pode ser considerada sob dois pontos de vista: interação com o conhecimento de uma área específica e ferramenta de apoio ao processo de ensino.
Ao tratarmos da interação com o conhecimento, sob esse ponto de vista, os computadores, em conjunto com os softwares educativos, são utilizados por alunos e professores no processo de interação com o conhecimento de uma disciplina.

Dentre as principais modalidades de softwares educativos, pode-se citar:

Programas tutoriais: eles organizam o conhecimento de uma área específica, e o aluno passa a interagir com os textos do objeto escolhido para estudo por meio de recursos de tecnologia da informática. Entre os recursos utilizados, destaca-se a utilização de sons, imagens, vídeos e outros efeitos especiais. À medida que o aluno avança na interação com o conhecimento organizado, vai fazendo exercícios normalmente utilizados para fixação do conteúdo.

Programa exercício e prática: é semelhante aos cadernos e listas de exercícios, o aluno faz, normalmente, listas de exercício sobre um assunto, ou seja, trabalhado e discutido em sala de aula, porém utilizando os recursos computacionais. O professor pode acompanhar os resultados obtidos através de relatórios emitidos pelo próprio software. Nem sempre esses resultados têm valor pedagógico satisfatório, pois e muito difícil que o software detecte o motivo de erro, e ajude ao professor descobrir estratégias para resolver.

Jogos educativos: são softwares que tem uma boa aceitação devido a suas características lúdicas, são utilizados para desenvolver habilidades de aplicação dos conhecimentos dos alunos com o ambiente do jogo.

Programa de simulação: por meio dessas simulações digitais, o homem é capaz de criar situações virtuais, que simulam fenômenos do mundo real que, dificilmente, poderiam ser experimentados em uma relação direta. Outra característica desses softwares é a facilidade que o aluno tem de mudar uma determinada situação sem causar risco para si ou para a humanidade.

Linguagem de programação: A partir do instante que a informática passa a ser aliada de alunos e professores mo processo de produção do conhecimento, algumas linguagens de programação como, por exemplo, Pascal, também pode ser caracterizado como uma modalidade do software educativo. A programação do computador leva o sujeito envolvido no processo de ensino/aprendizagem a construir uma sequência de passos que será utilizada para resolver um determinado tipo de problema, que poderá ser testada e alterada exaustivamente, até que atinja o objetivo proposto.

A tecnologia da informação como ferramenta de apoio ao processo de ensino/aprendizagem

“O computador não é mais o instrumento que ensina o aprendiz, mas a ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo, e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato de estar executando uma tarefa por intermédio do computador” Valente 1993
As principais ferramentas utilizadas como apoio ao processo de ensino/aprendizagem são os editores de texto, as planilhas, gerenciadores de banco de dados, editores gráficos e desenhos, pacotes estatísticos, dicionários eletrônicos.

BIBLIOGRAFIA:

COSCORELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3. ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006

Um comentário:

  1. Oi Thiago,
    Ficou ótimo o seu resumo. Adorei a imagem que inseriu. Excelente!!
    Só não esqueça das bibliográfias...
    Abçs
    Kassandra

    ResponderExcluir