quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A Internet é mais do que um canal de comunicação

A Internet ainda não chegou ao alcance de todos, porém aos que já desfrutam dela e conhecem suas vantagens se vêem tão dependentes que não conseguem imaginar suas vidas desconectadas de tal evolução tecnológica. Essa dependência é tão crescente que as pessoas se negam a pensar em voltar a usar a Internet discada.
A palavra chave que pode representar a Internet é velocidade, com um clique é possível buscar informações em qualquer lugar, para tornar esse argumento verdadeiro basta pensar em um cartório de registros civis, no passado, uma pessoa que morasse me São Paulo e precisasse de algum documento do cartório de Maceió, tinha apenas duas escolhas: ou viajar até a cidade ou esperar a entrega pelo correio, sendo que hoje num instante é possível receber as informações por e-mail, mas não podemos limitar a Internet a um meio de comunicação apenas, a comunicação é, hoje, uma de suas muitas utilidades, que abrange principalmente no público jovem que interage com outras pessoas através de programas como MSN, ou páginas de Chat e relacionamentos, e também o público empresarial pois através de e-mails é possível enviar e receber mensagens na mesma hora sem precisar se levantar da cadeira.
Na área da educação a Internet é a primeira escolha quanto à pesquisa, mesmo que o aluno faça questão de basear-se apenas em livros, no primeiro momento a Internet é sua primeira tentativa, pois, pesquisar na Internet é obter a direção por onde começar. É possível até ir além da educação, quando uma pessoa necessita saber qualquer informação, sobre uma doença, um endereço, uma loja, a Internet está presente para oferecer o total suporte a essa busca, através de páginas especificas como, por exemplo, o Google.
Já que mencionado a educação, pode a ela atribuir uma habilidade que o usuário desenvolve para garantir a veracidade de sua pesquisa: a critica e o cuidado na hora de colher dados, pois nem todos são fidedignos, já que é um meio livre para se postar.
A Internet dá espaço ao lazer, através de jogos, por exemplo, ou baixar arquivos/softwares. Assim como é possível obter, comprar, coisas ou pagar sem precisar sair de casa.
A Internet tem assim como toda tecnologia vem cada vez mais se desenvolvendo para suprir todos as necessidades do ser humano. Quanto mais o usuário dominar esse recurso, mais esse recurso deve ter para oferecer.

BIBLIOGRAFIA:
TAJRA, Somya Feitosa. Informática na educação: Novas ferramentas para o professor da atualidade. São Paulo: Érica, 2001

3 comentários:

  1. Oi Thiago,
    Muito bom o seu texto. Você é 10.
    Cite apenas a bibliografia no final do seu post, caso tenha lido alguma coisa para compor a sua idéia aqui.
    Abraços
    Kassandra

    ResponderExcluir
  2. Thiago, como sempre você arrasou, suas colocações condizem com a nossa realidade...Beijosssss...Te adoro...

    ResponderExcluir
  3. Oi Thiago!
    Parabéns pelo seu blog. Não sabia que você também faz parte do mundinho blogueiro.
    Muito legal esse assunto de Tecnologia Educacional. No segundo semestre desse ano vou começar pós nessa área.
    Bjo!

    http://muniquecastilheiro.zip.net

    ResponderExcluir