segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A MATEMÁTICA DA SAÚDE

ESTRUTURA CORRICULAR
NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental Final
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
TEMA: Grandezas, medidas e operações

DADOS DA AULA
OBJETIVO: Aprender a usar a matemática na alimentação em favor da saúde.
DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos.
REQUISITOS: Operações básicas e interpretação de dados.

ESTRATÉGIAS E RECUSROS DA AULA
Essa atividade oferece a possibilidade dos alunos trabalharem com a matemática envolvida na alimentação e oferecer informações que possam favorecer à criação e manutenção de hábitos saudáveis. Será usado um objeto de aprendizagem que permite realizar um balanço energético do dia dos alunos e também será apresentada uma forma de criar gráficos relacionados à alimentação em uma planilha eletrônica, no caso o Broffice Calc (http://www.broffice.org/). Caso exista disponibilidade, o professor pode conversar com o nutricionista da escola sobre esta aula.

Energia Adquirida x Energia Consumida

Uma vida saudável depende de vários fatores e um dos mais discutidos atualmente diz respeito à alimentação saudável e os exercícios físicos. Podemos calcular que relação entre a energia adquirida e a consumida pode favorecer a nossa saúde. Nessa direção, a proposta é trabalhar com os alunos usando o objeto de aprendizagem que permite fazer um balanço energético de cada um, além de trabalhar com operações básicas e interpretação de gráficos, o trabalho ajuda na conscientização e pode favorecer a tomada de atitudes que melhorem a saúde.

Fig. 1 - Registro da energia adquirida no objeto de aprendizagem.

Fig.2 - Registro da energia consumida pelo corpo.

Fig.3 - Exemplo de gráfico comparativo entre energia adquirida e energia gasta.

Essa é uma ótima oportunidade para os alunos discutirem os seus resultados com os colegas usando a linguagem matemática.

A Alimentação Saudável

As recomendações básicas para uma alimentação saudável são conhecidas por muitos alunos, especialmente as que dizem respeito à prioridade do consumo de frutas e verduras e o uso moderado de açúcar, doces e alimentos gordurosos.
Um dos recursos usados para orientar a alimentação é a pirâmide alimentar. Existem algumas variações nessas pirâmides que consideram hábitos, sexo e faixa etária. De modo geral, as diferenças não são significativas e seguindo as orientações básicas é possível ter uma alimentação adequada.

Fig.4 - Pirâmide Alimentar Moderna desenvolvida pelo USDA (Departamento de Agricultura Norte-Americano)

Na pirâmide acima o objetivo do desenho é apresentar atraves da espessura da faixa o consumo recomendado de cada tipo de alimento.

Importante: A orientação dos nutricionistas é que todos os componentes da pirâmide devem ser consumidos todos os dias e nenhum deveria ser substituído.

Partindo dessa orientação sugerimos que se trabalhe com os alunos a criação de um gráfico com o informações dos alimentos que eles costumam consumir, tomando por base indicação de 2000 Kcal (calorias) por dia.

Produzindo Gráficos em uma Planilha Eletrônica

O alunos podem trabalhar nos seu próprio gráfico utilizando uma planilha eletrônica como o BrOffice (http://www.broffice.org/ ).
Observe abaixo a sequência de imagens e as respectivas fórmulas. O primeiro passo é criar uma tabela com os grupos de alimentos, as calorias (Kcal) de cada porção, uma coluna para que sejam inseridas as quantidades consumidas e uma coluna que realiza a soma da Kcal de cada tipo de alimento.
Fig. 5 - Tabela com dados e fórmula para soma das calorias.

Fig. 6 - Tabela com dados inseridos e cálc ulo automático de Kcal.

Para gerar o gráfico, devem ser seguidas as seguintes etapas:

Selecione na tabela as colunas A, C e D e clique no ícone de construção de gráficos (semelhante ao gráfico tipo pizza) e ajuste as opções conforme apresentadas na imagem abaixo.

Fig. 7 - Seleção das opções para criação do gráfico.

Feito isso clique em Concluir. Está pronta primeira etapa do gráfico.
Com um clique com o botão da direita no mouse, pode-se selecionar na Série de dados a opção Mostrar o valor como porcentagem. Isso permite aos alunos explorar mais um conceito matemático na atividade. Observe a instrução na imagem abaixo.

Fig. 8 - Opção para adicionar apresentar informações percentuais.

Com os valores percentuais, o gráfico fica assim:

Fig. 9 - Gráfico com as porcentagens consumidas de cada tipo de alimento.

Sugerimos deixar os alunos experimentarem outros valores, além de alterarem formatos e características do gráficos, de forma a que eles possam relacionar a variáveis envolvidas, permitindo que a experimentação contribua para a aprendizagem dos conceitos. Pergunte aos alunos que melhorias eles fariam na planilhas e se todos entendem as informações apresentadas.

RECURSOS EDUCACIONAIS
NOME: Queimando as gordurinhas
TIPO: Animação/simulação

RECURSOS COMPLEMENTARES
Os alunos podem experimentar construir gráficos e tabelas utilizando calculadoras. Realizar atividades usando informações disponíveis em embalagens de alimentos.
AVALIAÇÃO
Uma atividade interessante que pode envolver os alunos na produção da avaliação é pedir que eles criem gráficos e tabelas da alimentação dos seus familiares e idenfiquem as necessidades de mudança que favoreçam a saúde da sua família. Essas informações podem ser discutidas e apresentadas aos colegas e isso permitiria a avaliação do aproveitamento dos alunos, além dos esclarecimentos necessários às dificuldades encontradas.

BIBLIOGRAFIA
GASPAROTO, Lutécia. A matemática da saúde. Curitiba: SANTO AGOSTINHO C E - E FUND MEDIO. Apresenta textos e materiais para trabalhar interdisciplinaridade. Disponível em: Acesso em 2 Nov. 2009.

3 comentários:

  1. gostei ,adoro tudo sobre melhoria na alimentação,parabéns!

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  2. Gostei, mas confesso que é muito difícil de manter bons hábitos alimentares, pois tudo que é proibido é mais gostoso...

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  3. Muito interessante,vou pensar se devo deixar as massas rsrsrsrsrs

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