COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
TEMA: Grandezas, medidas e operações
DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos.
REQUISITOS: Operações básicas e interpretação de dados.
Energia Adquirida x Energia Consumida
Uma vida saudável depende de vários fatores e um dos mais discutidos atualmente diz respeito à alimentação saudável e os exercícios físicos. Podemos calcular que relação entre a energia adquirida e a consumida pode favorecer a nossa saúde. Nessa direção, a proposta é trabalhar com os alunos usando o objeto de aprendizagem que permite fazer um balanço energético de cada um, além de trabalhar com operações básicas e interpretação de gráficos, o trabalho ajuda na conscientização e pode favorecer a tomada de atitudes que melhorem a saúde.
Fig. 1 - Registro da energia adquirida no objeto de aprendizagem.
Fig.2 - Registro da energia consumida pelo corpo.
Fig.3 - Exemplo de gráfico comparativo entre energia adquirida e energia gasta.
Essa é uma ótima oportunidade para os alunos discutirem os seus resultados com os colegas usando a linguagem matemática.A Alimentação Saudável
As recomendações básicas para uma alimentação saudável são conhecidas por muitos alunos, especialmente as que dizem respeito à prioridade do consumo de frutas e verduras e o uso moderado de açúcar, doces e alimentos gordurosos.
Um dos recursos usados para orientar a alimentação é a pirâmide alimentar. Existem algumas variações nessas pirâmides que consideram hábitos, sexo e faixa etária. De modo geral, as diferenças não são significativas e seguindo as orientações básicas é possível ter uma alimentação adequada.
Fig.4 - Pirâmide Alimentar Moderna desenvolvida pelo USDA (Departamento de Agricultura Norte-Americano)
Importante: A orientação dos nutricionistas é que todos os componentes da pirâmide devem ser consumidos todos os dias e nenhum deveria ser substituído.
Partindo dessa orientação sugerimos que se trabalhe com os alunos a criação de um gráfico com o informações dos alimentos que eles costumam consumir, tomando por base indicação de 2000 Kcal (calorias) por dia.
Produzindo Gráficos em uma Planilha Eletrônica
O alunos podem trabalhar nos seu próprio gráfico utilizando uma planilha eletrônica como o BrOffice (http://www.broffice.org/ ).
Observe abaixo a sequência de imagens e as respectivas fórmulas. O primeiro passo é criar uma tabela com os grupos de alimentos, as calorias (Kcal) de cada porção, uma coluna para que sejam inseridas as quantidades consumidas e uma coluna que realiza a soma da Kcal de cada tipo de alimento.
Fig. 6 - Tabela com dados inseridos e cálc ulo automático de Kcal.
Para gerar o gráfico, devem ser seguidas as seguintes etapas:
Selecione na tabela as colunas A, C e D e clique no ícone de construção de gráficos (semelhante ao gráfico tipo pizza) e ajuste as opções conforme apresentadas na imagem abaixo.
Fig. 7 - Seleção das opções para criação do gráfico.
Feito isso clique em Concluir. Está pronta primeira etapa do gráfico.
Com um clique com o botão da direita no mouse, pode-se selecionar na Série de dados a opção Mostrar o valor como porcentagem. Isso permite aos alunos explorar mais um conceito matemático na atividade. Observe a instrução na imagem abaixo.
Fig. 8 - Opção para adicionar apresentar informações percentuais.
Com os valores percentuais, o gráfico fica assim:Fig. 9 - Gráfico com as porcentagens consumidas de cada tipo de alimento.
TIPO: Animação/simulação
RECURSOS COMPLEMENTARES
BIBLIOGRAFIA
gostei ,adoro tudo sobre melhoria na alimentação,parabéns!
ResponderExcluirGostei, mas confesso que é muito difícil de manter bons hábitos alimentares, pois tudo que é proibido é mais gostoso...
ResponderExcluirMuito interessante,vou pensar se devo deixar as massas rsrsrsrsrs
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